Vencedor do Man Booker Prize do ano passado, um dos principais prêmios literários mundiais – nesse caso específico para obras em língua inglesa, Lincoln no limbo, do escritor norte-americano George Saunders, conta uma história que tem como ponto de partida um acontecimento assombroso envolvendo o homem que pôs fim à escravidão nos EUA, o lendário (para o bem e para o mal) presidente Abraham Lincoln. Trechos de documentos históricos unidos a outros criados pelo autor, resultam numa linguagem experimental que aborda a tragédia vivida por Lincoln ao perder, em 1862, em meio à Guerra Civil Americana, seu filho Willie Lincoln.
A morte do filho aos 11 anos, por tifo, leva o presidente ao limite da loucura. Noite após noite, ele vai à capela do cemitério para abraçar o cadáver do filho. A partir desse fato histórico, Sanders inicia uma narrativa passada no além, no limbo do título, sobre a jornada de Willie, que se recusa a aceitar o fato de estar morto.
Depoimento do escritor Bernardo Carvalho no site da editora Companhia das Letras: “Nunca antes eu havia lido um romance desse jeito, em permanente estado de eletrização, com os olhos marejados e um nó na garganta do começo ao fim. Lincoln no limbo não dá trégua ao encanto do leitor. Uma preciosidade.”