Nova lista de sugestões de boas leituras para agora e qualquer momento. As boas dicas da vez são de jornalistas, fotógrafo e outros especialistas ouvidos pelo jornal Folha de SP e o foco da seleção, livros que dêem “a possibilidade de viajar sem sair de casa”. Os comentários foram adaptados de apresentações das editoras.

–“Atlas de Nuvens”, David Mitchell – Companhia das Letras
Combina o gosto pela aventura, o amor pelo quebra-cabeça nabokoviano e o talento para a especulação filosófica e científica na linha de Umberto Eco, Haruki Murakami e Philip K. Dick. São seis histórias que se conectam no tempo e no espaço.
Dica do apresentador e colunista da Folha de SP, Zeca Camargo

–“Ébano”, Ryszard Kapuscinski – Companhia das Letras
Textos curtos, que combinam observação jornalística e habilidade literária, apresentando um retrato da variedade cultural africana nas memórias do lendário jornalista polonês.
Dica da jornalista de viagem e autora do blog “Achados”, Adriana Setti

–“Sertões – Luz & Trevas”, Maureen Bisilliat – Editora IMS
Imagens do nordeste brasileiro feitas pela fotógrafa inglesa, radicada no Brasil desde 1957. As fotos do livro foram feitas entre 1967 e 1972.
Dica do fotógrafo Valdemir Cunha

–“Budapeste”, Chico Buarque – Companhia das Letras
Combina alta densidade narrativa com um senso de humor muito particular e conta a história de um homem exaurido por seu próprio talento, que se vê emparedado entre duas cidades, duas mulheres, dois livros, duas línguas e uma série de outros pares simétricos.
Dica do jornalista do site “Esse Mundo é Nosso”, Adolfo Nomelini

–“Paisagem de Outono”, Leonardo Padura – Boitempo
Um retrato magistral de Havana – uma cidade agradável, ainda que caótica; luminosa, ainda que cheia de segredos obscuros, muito semelhante aos personagens dessa extraordinária história de tesouros escondidos e romances nem sempre afortunados.
Dica do crítico gastronômico e colunista da Folha, Josimar Melo