Da cantora Elis Regina ao ex-presidente Getúlio Vargas, a revista Veja sugere cinco biografias que fogem do lugar comum e desvendam como viveram grandes personalidades do Brasil e do mundo.

–“Van Gogh: A Vida”, Steven Naifeh e Gregory Whith Smith – Companhia das Letras
Considerada a biografia definitiva do artista, descreve detalhes da vida familiar e eventos envolvendo o pintor holandês. “Para além do complexo protagonista, o livro ganha sabor com uma intensa trama familiar e detalhes do desenrolar do impressionismo na Europa”.

–“Viver para Contar”, Gabriel García Márquez – Record
O Nobel de Literatura escreve sobre sua própria trajetória, de memórias de família a detalhes da história política e cultural da sua Colômbia natal.

–“Uma Mulher Vestida de Silêncio – A Biografia de Maria Thereza Goulart”, Wagner William – Record
Aborda a trajetória pessoal e política da ex-primeira-dama, desde seu encontro com o João Goulart até sua visão sobre o Golpe de 64 que a expulsou do país.

–“Elis e Eu: 11 Anos, 6 Meses e 19 Dias com Minha Mãe”, João Marcello Bôscoli – Planeta
Filho primogênito da cantora, o autor descreve de cenas da intimidade familiar a momentos que ele percebe que a mãe estava na lista negra do regime militar.

–“Trilogia Getúlio”, Lira Neto – Companhia das Letras
Reconstituição objetiva e fiel da trajetória de um dos maiores personagens da história política do país. Com precisão de repórter e talento narrativo de bons romancistas, o autor acompanha desde os primeiros passos de Getúlio até seu trágico suicídio.