O custo do livro

4 livros incríveis que vão te ajudar a amadurecer no amor - SUPERELA

Na avaliação dos editores ouvidos em matéria desta semana do site G1, se a primeira etapa da Reforma Tributária do Governo Federal enviada ao Congresso for aprovada, o livro deve ficar 20% mais caro no país. De acordo com a proposta, o setor perde a isenção de recolhimento de contribuição que tem atualmente e passa a ser tributado em cerca de 12%.  O site fez um Raio-X da composição do preço do livro no Brasil que aponta que o valor é composto:

10% de direitos autorais: valor pago aos autores pela obra;

-5% de custos editoriais: revisão, projeto gráfico, ilustração, capa, tradução e copidesque (nos casos de obras internacionais);

-10% de custos industriais: papel, impressão e embalagem;

-15% de despesas administrativas: salários, marketing e divulgação, logística e eventos;

-5% de reserva para perdas diversas: estoque, adiantamentos de direitos autorais e contas a receber;

-5% de lucro para a editora;

-50% de margem para livrarias ou distribuidores.

Depois de prontos, os livros são vendidos para livrarias ou distribuidoras com 50% de desconto do valor de capa, em média.

Ainda de acordo com a matéria do site, após amargar quedas nos primeiros meses da pandemia, com faturamento 48% menor em abril, o mercado editorial teve um bom resultado em julho em relação ao mesmo período de 2019. De acordo com dados de um estudo da Nielsen para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), ao longo de julho, houve aumento de 0,64% em volume e 4,44% em valor, em comparação ao mesmo mês de 2019. O site ressalva que o setor seguia em queda desde 2018, quando as redes Cultura e Saraiva entraram com pedido de recuperação judicial e fecharam dezenas de lojas pelo país. Matéria completa pelo link https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/08/17/livro-artigo-de-luxo-quanto-custa-e-quanto-pode-custar-um-livro-no-brasil.ghtml.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s