
Obama, já na lista dos mais vendidos em todo o mundo com seu recém-lançado “Uma Terra Prometida”, não foi o primeiro presidente a se arriscar no mundo das letras. Tanto nos EUA quanto no Brasil, os mandatários têm apreço em lançar suas ideias e memórias em livro. O Estadão listou 10 casos. Confira, abaixo.
-Michel Temer
Acumula mais de 20 edições do seu “Elementos do Direito Constitucional”, uma referência para estudantes de Direito do país. Já publicou, também, o livro de poemas “Anônima Intimidade”.
-Luiz Inácio Lula da Silva
Além de colunista mensal do jornal The New York Times, em 2013, o ex-presidente lançou, em 2018, “A Verdade Vencerá: O Povo Sabe Por Que me Condenam”. O livro é um depoimento de Lula aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, ao professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e à editora Ivana Jinkings.
-Fernando Henrique Cardoso
Como sociólogo, lançou obras de destaque como “Dependência e Desenvolvimento na América Latina”, escrita em parceria com o sociólogo chileno Enzo Falleto. Publicou, também, “Diários da Presidência”, reunião em quatro volumes dos diários escritos ao longo dos oito anos no Palácio do Planalto. É membro da Academia Brasileira de Letras.
-Fernando Collor
Publicou, em 2016, “Réplica para a História: Uma Catarse”, reunião de textos e discursos de Collor produzidos desde os anos 1990, falando sobre os processos que culminaram com a saída dele e de Dilma Rousseff da presidência do Brasil.
-José Sarney
Outro imortal da lista, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980. Iniciou a carreira de escritor nos anos 1950, lançou vários títulos, entre eles “Marimbondos de Fogo”, de 1978, considerada sua principal obra.
-Juscelino Kubitschek
Abordou sua trajetória na trilogia “Meu Caminho Para Brasília”, com os volumes “50 Anos em 5”, “A Escalada Política” e “A Experiência da Humildade”. Publicou, ainda, “Por que Construí Brasília” e “A Marcha do Amanhecer”.
-Joe Biden
O presidente-eleito dos Estados Unidos Joe Biden ainda era vice-presidente na gestão de Barack Obama quando escreveu “Promessa de Pai”, publicado no Brasil em 2020.
-Donald Trump
Publicou diversos livros sobre o universo corporativo. O principal deles, “A Arte da Negociação”, de 1987, se tornou por muitos anos uma espécie de guia de autoajuda para profissionais.
-Bill Clinton
Publicou seu livro de memórias“Minha Vida” em 2004 e, em 2018, se aventurou no terreno da ficção com “O Dia em que o Presidente Desapareceu”, lançado em parceria com James Patterson.
-Winston Churchill
Foi autor de obras de história, como “The World Crisis”, na qual analisa a Primeira Guerra Mundial; de autobiografias, como “My Early Life”; e de livros de ficção, como “Savrola”e “The Dream”. Foi lauredado com o Nobel de Literatura em 1953.